Meu carrinho
Carrinho Vazio

Tau

Filtrar

Qual o significado do Cordão Tau

O Tau Cordão, Cruz de Tau ou Tau Cruz de São Francisco é um símbolo utilizado pelos franciscanos e franciscanas, assim como pessoas que se identificam com o carisma franciscano. Além de ser um emblema bíblico, também tratasse da última letra do alfabeto hebraico e a décima nona do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" na língua portuguesa. Mas o Cordão Tau não surgiu por acaso, na Bíblia o profeta Ezequiel ouviu de Deus: "Os inocentes marcados com este sinal (TAU) serão salvos" (Ez 9,4). Então, em 1215, o papa Inocêncio III prega o novo símbolo cristão e São Francisco de Assis, compreendendo esse apelo do papa, assumindo o Tau como símbolo de sua Ordem religiosa, a Ordem dos Frades Menores. Uma tradição assinala que Santa Clara, com a imposição do tau sobre os doentes, invocava a cura destes a Deus. A Cruz de Tau usada no pescoço possui, por costume, um cordão com três nós. Estes nós representam o elo que une a forma de nossa vida, o fio condutor do Evangelho e a síntese da mensagem de Jesus está nos três nós do cordão, os quais são os três conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade (pureza de coração). É importante ressaltar que, ainda que muitas pessoas utilizem a Cruz de Tau como um amuleto, pingente ou joia, essa é a maneira incorreta de pensar o seu uso. Dado que se trata de um sacramental que nos recorda um caminho de salvação que vai sendo feito ao seguir. Ou seja, o Tau deve ser um símbolo da espiritualidade, um sinal de que aquele que o usa é uma pessoa que vive em tensão de permanente conversão e mudança de vida, em vontade firme de se tornar nova criatura. Agora que você conhece um pouco mais sobre o Cordão Tau, confira os modelos disponíveis na ArtCruz, que ainda conta com crucifixos e Imagens Católicas, por isso, confira as demais seções do site.